Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

terça-feira, outubro 24, 2006

Ai Adamastor

Fonte: Wikipedia"Mais ia por diante o monstro horrendo
Dizendo nossos fados, quando alçado
Lhe disse eu: - Quem és tu?
que esse estupendo
Corpo certo me tem maravilhado.
-A boca e os olhos negros retorcendo,
E dando um espantoso e grande brado,
Me respondeu, com voz pesada e amara,
Como quem da pergunta lhe pesara:

"Eu sou aquele oculto e grande Cabo,
A quem chamais vós outros Tormentório,
Que nunca a Ptolomeu, Pompónio, Estrabo,
Plínio, e quantos passaram, fui notório.
Aqui toda a Africana costa acabo
Neste meu nunca visto Promontório,
Que para o Pólo Antarctico se estende,
A quem vossa ousadia tanto ofende.

(Os Lusiadas, Canto V, Est.49 e 50)

    Por Afonso Vaz Pinto :: 06:59 :: 6 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------