Pois que o primeiro dia de Safari saiu... ao lado. Apesar de ainda termos visto alguma bicharada, não conseguimos passar o Nilo e ir para a parte do parque onde vale mesmo pena ir. O Ferry Boat que nos levaria à outra margem nuns escaços 15 ou 20 minutos pifou e nós ou pagamos 120 dolares por 3 horas de Game Drive ou então vamos dar a volta. E vamos dar mesmo a volta. Pode-nos custar mais umas horitas de estrada mas compensa. Do outro lado só há é um hotel, o melhor do parque, a 80 dolares por noite. Pois que... como ainda não estragaram África completamente, ficaremos instalados nos quartos para estudantes com um fee de 10,ooo Xelins por noite. Não tá nada mal...
E andem mesmo. Há Internet em Massindi, a nossa primeira paragem a caminho de Murchison Falls. E da boa. Wireless(!) Hein? Ou seja, quando de lê, no post ali em baixo, que este blog ia «estar estacionado», mente-se. Outra novidade para todos os bébés que lêem esta espelunca... chãchãchãchã.... ESTOU A ESCREVER COM ASSENTOS!!!!!! (até que provem o contrário). E prontos, pá, fica aqui a primeira chapa da aventura africana com os camaradas Bernardo Simões Correia, vindo directamente de Portugal, e de Felipe Ribeiro, expressamente da linda Kinshassa. E para mostrar que aqui a pandilha não fica numa espelunca qualquer...
*Fachada do Masindi Hotel, Masindi, a 20 km do Parque Natural de Murchison Falls e onde, entre outras curiosidades excitantes, ficou hospedado o camarada Ernest Hemmingway... que para quem não sabe era artista de variedades no circo Cardinalli na qualidade de saltimbanco e palhaço rico.
Finalmente! Este blog estara estacionado durante a proxima semana. Motivo? Safari em Murchinson Falls, o maior parque natural do Uganda. De lado ficou - desta vez - o Masai Mara... so por, prontos, né, é popular demais e tem Massais a falar ao telemovel e no Murchison Falls para além da bicharada ha também hipoteses de nos cruzarmos com... rebeldes... uuuuuuu. (Pai, Mae, é claro que estou a brincar).
Ontem o dia foi passado a visitar uma quinta algures perdida nos confins do Uganda. Hoje... a mesma dose. Mas desta vez a 250 quilometros de Entebbe. Que divertido!!!
E é assim. A necessidade aguca o engenho. A falta de camarao, as gentes daqui tem-se dedicado nos ultimos dias a apanhar gafanhotos e a transforma-los em verdadeiras iguarias. Cinco insectos, cinco mil Xelins (qualquer coisa como dois euros e meio). Vai uma chinca...?
O Domingo passou-se em modo "ronha". Na ressaca de um "Saturday night" em Kampala, iniciado por um jantar num restaurante indiano - este sim o grande responsavel pela minha ressaca -, prosseguido pelo Irish Pub (onde se concentra a comunidade internacional), pelo Rouge (bar-discoteca onde vi pela primeira vez ao vivo as Obsesson Girls) e para acabar...Rock Garden.
Resultado: Domingo calminho e um filme (no meu leitor de DVD's de marca Samsong): Kill Bill, Quentin Tarantino, com a incontornavel Uma Thurman no principal papel.
Passar do meu treco digital para uma bomba com uma objectiva de 400mm... é como passar de um Porche para um 2cv - claro que nao me troquei, o 2cv é mesmo melhor. Isto assim sim. Obrigado Hélder pela escolha.
* O bicharoco chama-se Maribu e é muito comum nestas paragens. Nos em Lisboa temos pombos... aqui tem cegonhas.
Pois é… o Simoes chgou bem I di boá sáudi. E acompanhado por uma duzia destes bolinhos bons. Obrigado por todos os que mandaram brinquedos, patéis de Belém, jornais, fotografias, etc. Aos outros, que marimbaram, que comam caca de Elefante para o resto dos seus dias.
Os classicos nao passam de moda! Nem mesmo "Hatari", de 1962, com John Wayne no principal papel. Ontem vi na agenda cultural da SIC Noticias que ia voltar a cena na Cinamateca Nacional, em Lisboa. Foi a primeira vez que vi Africa. Maria Seruya, filha, quando for ai de férias em Janeiro vamos ver isso duma vez por todas em tua casa...!!!
Imagem de rosto do 'Mar me quer' cedida por Bernardo SC
Chapas
Inhaca - Namaacha, Moçambique 2001
Namaacha, 2001 (AVP) e (Ingrid)
Ilha de Moçambique (AVP) e Pemba, 2002 Moholoholo, África do Sul, 2005 (AVP)
Murchison Falls, Uganda, 2006
Murchison Falls, Uganda, 2006
Entebbe, Uganda, 2006
Eu, há muitos anos
Pemba 2002 Momemo 2003 (Moçambique) e Gambozinos 2005 (Ponte de Lima)