quarta-feira, junho 27, 2007
De bestial a besta
Concerto de Paul Simon de promoção do álbum Graceland (África do Sul) e cataz anti-regime de Robert Mugabe
Um dos maiores problemas de África chama-se "imprevisibilidade". Daí um agricultor não saber se o que cultivou poderá ser detruído por uma seca ou por chuva a mais, por uma praga de gafanhotos ou por uma manada de elefantes. Daí não poder fazer-se planos de médio ou longo prazo tão naturais na Europa.
Robert Mugabe é um dos melhores exemplos desta "imprevisibilidade". Fez a transição do Apartheid da Rodésia de Ian Smith para o moderno Zimbabué. E de tal modo foi brilhante que durante décadas foi apadrinhado e aplaudido pelo ocidente. E com toda a razão, diga-se. O Zimbabué prosperava e era apelidado de "Suíça de África". Depois, enfim, a história de sempre. Líder a cair da tripeça, veteranos sedendos e oposição pronta para atacar, resultado: toca de chacinar uns brancos porque eles até têm massa e 'in the first place, what the f... they're still doing in Africa?'
Vale a pena reparar no cartaz de apoio a Mugabe no concerto de Paul Simon (ainda antes da desgraça dos fazendeiros brancos do Zimbabué).
Por Afonso Vaz Pinto ::
17:01 ::
0 Comentários
Comentar e ler comentários
-------------------------------------