Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Mundo lusófono


blogvisao.files.wordpress.com

Associado incessantemente ao mundo cultural e histórico que fala português, a lusófonia é raramente vista como um espaço de negócio, oportunidade de fazer dinheiro, acrescentar valor. Marcado por uma conversa de surdos que mete no mesmo cesto a vergonha colonial portuguesa com a frustação e necessidade de afirmação das antigas possessões portuguesas, cada qual com o seu trauma. Ligado a isto tudo uma interpretação política e não história do que foi a relação dos povos lusófonos nos últimos quinhentos anos e a posição de cócoras assumida perante o mundo e a lusófonia do seu mentor, Portugal.

O ponto é que existe um espaço infindável de progressão. É a vantagem de tudo o que é subdesenvolvido... a oportunidade óbvia de progresso porque está tudo por fazer. E o Estado português pouco faz neste caminho e este é outro ponto: não tem que o fazer. Se em termos diplomáticas e políticos há ainda muito a fazer, a verdade é que pouco ou nada restará se não forem os privados a lançarem-se nesse mar de oportunidades.

Um exemplo a seguir neste sentido é o de Miguel Paes do Amaral, ex-patrão do grupo Mediacapital. Este empresário dedicou o ano de 2007 a comprar editoras portuguesas e tem para o ano que agora começa o plano de alargar para o Brasil e Moçambique com a ambição de se tornar no maior grupo editorial lusófono (do mundo, passe a expressão). Boas notícias que espero que sejam seguidas por outros lusófonos quaisquer que sejam as suas origens ou geografias... sob pena de sermos todos absorvidos por uma outra língua qualquer.

    Por Afonso Vaz Pinto :: 12:20 :: 0 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------