Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

domingo, janeiro 16, 2011

Não, a culpa não é dos políticos

O país vive em crise. Uma crise que nos acompanha desde que somos pequenos. Uma palavra que nos assombra desde que fomos grandes, como país. Num século, quatro regimes. Três deles caíram porque os políticos eram maus, os culpados. O quarto abana, perante o problema que atravessou o século: défice, em mais palavras, gastar mais do que se ganha.
Em qualquer mesa de café, em qualquer cabecinha pensadora, o diagnóstico persiste: os políticos são maus, logo, temos que os mudar. Mandar abaixo tudo e começar de novo, de preferência a uma segunda-feira.
Não, a culpa não é das empresas, incompetentes e pequenas, irreais e obsoletas.
Não, a culpa não é da comunicação social, que faz de um crime em Nova Iorque mais um episódio de um reality show transmitido em directo de Cantanhede.
Não, a culpa não é dos que fogem aos impostos, se endividam para ir passar umas férias numa espelunca em Bora-Bora, vêem no carro o seu estatuto social e são brugeços, mas é chato dizer-lhes na cara.
Não, a culpa não é dos que dão o subtil passozinho atrás e berram "só neste país", os que só encontrarem defeitos e querem viver como suecos sem deixarem de se comportar como labregos.
Não, a culpa não é dos que fazem opinião nos jornais e na televisão, sempre prontos a mostrar a luz porque não admitem faltar-lhes a coragem para se alistar num partido, ONG ou associação e contribuir de facto, não de boca.
Enquanto isso, enquanto não encontro culpados, olho à volta e assisto à aniversariante sic-notícias fazer um especial de uma hora sobre... a demissão do presidente de um clube de futebol. Não, a culpa não é só dos políticos.

    Por Afonso Vaz Pinto :: 01:35 :: 0 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------