Os esforços portugueses para a conservação da vida selvagem africana deixaram frutos pelos antigos territórios que estiveram sob a sua administração colonial. Apesar de não ser muito citado e mesmo esquecido, esse trabalho permanece até aos dias de hoje e um dos sinais mais visíveis é o das reservas e parques nacionais criados por portugueses e que ainda se mantém. Este video foi feito no Parque Nacional de Iona, por uma namimibiana, estabelecido em 1964 e demonstra que ainda há chitas naquele território.
Parque Nacional do Zinave, Mooçambique - Fonte: photographersdirect.com
Boas notícias de Moçambique. O Parque Nacional do Zinave vai receber animais com vista à sua recuperação, à imagem de parques como a Gorongosa e o Limpopo. A Vida Selvagem começa a pouco e pouco a reassumir a importância que teve antes da independência e da destruição em massa provocada pela guerra civil nos anos 80. Para ver a notícia aqui .
ps: no último safari, em Moçambique, acabei por não conseguir chegar ao Zinave por causa de uma avaria no Jipe... uma bamba negra e o socorro e acolhimento de uns criadores de gado afrikaners compensaram o desaire. Está na lista!
Descrição no site oficial: "Zinave localiza-se na Província de Inhambane, a cerca de 21 ° 30'S, 33 ° 30'E. Foi inicialmente proclamada como um Coutada de Caça, em 1962, e promovido a parque nacional em 1972. O rio Save define o limite norte do parque. A área representa uma transição entre as zonas tropical húmida e a árida. A área tem uma precipitação anual de cerca de 800 milímetros ou menos. Área: 4,000 km2" (sensivelmente o tamanho da Gorongosa)
Imagem de rosto do 'Mar me quer' cedida por Bernardo SC
Chapas
Inhaca - Namaacha, Moçambique 2001
Namaacha, 2001 (AVP) e (Ingrid)
Ilha de Moçambique (AVP) e Pemba, 2002 Moholoholo, África do Sul, 2005 (AVP)
Murchison Falls, Uganda, 2006
Murchison Falls, Uganda, 2006
Entebbe, Uganda, 2006
Eu, há muitos anos
Pemba 2002 Momemo 2003 (Moçambique) e Gambozinos 2005 (Ponte de Lima)