Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

quarta-feira, julho 01, 2015

Os PIIGS e os SWINES

A crise grega (ou europeia) continua a dividir a União. Oferecido em holocausto, o povo grego prossegue no matadouro, sempre a tomar a decisão mais errada possível. Se determinado cenário é o menos indicado, o povo, sempre através do voto (ressalve-se) lá vai decidindo, de erro em erro.
Mas se há lições (ou constatações) a tirar para o futuro, estas estarão na forma como os europeus (da UE) se vêem a si próprios e se estarão ou não preparados para avançar juntos até se tornarem numa federação ou até mesmo no país. Se eu, aqui há uns anos, e sem pensar muito no assunto, era europeísta, hoje começo a ter muitas dúvidas.
Lembro-me que começámos com uns bifes a chamarem-nos (pasme-se!) de "porcos". Sim, porcos (!) Porque o acrónimo de Portugal, Italy (depois também a Irland) Greece e Spain dão o belo resultado de PIIGS. Porcos, em bifês.
Podemos devolver o gesto - mas somos much more gentlemen que eles - e fazer bricandeira semelhante e chamá-los pelo nome em português Suíno, no acrónimo SWINE (Scoctland, Wales, Irland, Northern, England).
Mas não, ia dar porcaria e nós somos uns senhores!

    Por Afonso Vaz Pinto :: 13:17 :: 0 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------