Ontem ao fim da tarde estive no lançamento do primeiro livro com chancela Equipa d'África. Com o título “Este sorriso é Teu”, o livro conta-nos a experiência da Equipa d’África num infantário existente em Mecanhelas (Niassa, Moçambique), sendo o seu objectivo a angariação de fundos para o referido e para a associação Equipa d’África.
Na sessão de lançamento estiveram presentes Fernando Nobre, fundador da AMI, que prefacia o livro, Diogo Albergaria (coordenador), P. Francisco Sobral do Movimento Apostólico de Schoenstatt e last but not least Sónia Heitor e Ana Rita Sequeira (co-autoras).
Excertos do livro:
“(...)Espero muito sinceramente que sejam muitos os leitores de “Este sorriso é Teu.”. Este magnífico livro é um exemplo de civismo. Os jovens da Equipa d´África estão de parabéns. Obrigado pelo exemplo que nos dão. Estou certo que a vossa missão solidária se enraizará no espírito e na carne de muitos e muitos jovens de África, de Portugal e do Mundo.(...)” Prof. Dr. Fernando Nobre
“(...) Vamos aprender a maravilhosa experiência destes jovens, encurtando a distância que separa os nossos dois povos. Vamos construir a solidariedade e valorizar o convívio na diversidade.” Dr. Miguel Mkaima
O livro custa 8 euros. Foi muito bom estar novamente com os amigos da Equipa d'África.
“Uma crise de ciúmes levou um idoso de 79 anos residente no lar da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura a agredir à paulada outro idoso, quatro anos mais novo. No centro da confusão está uma utente do lar, vinte anos mais nova, mas ‘loira e muito vistosa’, segundo o provedor da instituição”.
É evidente a perecença entre Miriam Makeba e Kerry Washington (The Last King of Scotland). São, provavelmente, as africanas mais bonitas do mundo. Não fosse a primeira já andar pela oitava década de vida casava-me com ela... fico-me pela menina Washington, mas com a voz da sra. Makeba, claro.
O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, ou señor Diablo, se preferirem já tem réplica feminina. A señorita Diablo (ou Danger) pretende mesmo vir a Portugal esbufetear qualquer jornalista que critique o seu mentor. O único partido português com assento no Parlamento a comentar foi o Partido Comunista que já ofereceu à deputada irada uma sessão de duas horas para esbofetear Mário Soares enquanto este crava um desconto no petróleo a "su amigo Chavez".
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, admite pela primeira vez que prefere não ter Mugabe, presidente do Zimbabué na cimeira União Europeia - África que terá lugar em Lisboa. Nenhuma palavra sobre os presidentes do Sudão, Chade ou Congo., só para citar alguns. Isto no dia em que o chôr ministro recebe esse arauto da Democracia: Hugo Chavez. Luís, por que não te calas?
Moral da história: Nunca trates mal os brancos que nós lixamos-te.
PS: Pronto, agora é só esperar uns dias e a ASAE ataca este blog por ter criticado um ministro.
Fui hoje ao Governo Civil de Lisboa fazer a 2ª via do passaporte. Com tecnologia de ponta, não tive que preencher papéis nem andar de guiché em ghiché. O funcionário, que me foi buscar à porta tratou da papelada e eu só tive que estender o meu BI (no futuro o CU do Sócrates - Cartão Único) e de pousar para uma máquina que estava embutida num computador digno de ficção ciênfica. Isto confirma a minha tese: A Função Pública funciona bem e não é o mal de todos os problemas que nós temos.
Último comentário... "isto de competência, agilidade de serviços, eficiência e simpatia de funcionários SÓ MESMO EM PORTUGAL!"
Antes de sair, voltei-me para a senhora que me atendia e disse: "Deixe-me que lhe diga... estou muito satisfeito pela forma como fui atendido". Ela sorriu (mais uma vez) e agradeceu.
F... um update e pimba, apagam-me as músicas todas do iPod. Junta-se isto ao facto de ter recebido NO UGANDA (ONDE NÃO EXISTE UMA APPLE STORE) um treco destes estragado e aqui têm um cliente mt lixado... A Microsoft nunca me apagou nada...
O mundo está apinhado de atrofiados. Só em Portugal parece que 20% de pessoas necessita de acompanhamento psiquiátrico. E enquanto morre gente aos milhares no Darfur, no Congo, no Afeganistão ou no Sri Lanka (que ontem levou com mais um tufão)... há cientistas que se dedicam a inventar "animais" artificiais para pulularem nas nossas praias. Se ao menos me arranjassem um desses para me coçar as costas... (ver o atrofio todo aqui).
Leio esta semana no Ecconomist que desde há um ano pelo menos 4 milhões de seres humanos tiveram que fugir de suas casas no último ano no distritos de Kivu (Leste do Congo). Diz-se no artigo - citando uma funcionária da ONU sedeada em Goma - que o problema humanitário descontrolado já ultrapassa o que se passa no Darfur. Leio na mesma revista inglesa que na Somália as coisas vão de mal a pior e a ajuda internacional ao governo Somálio-Etiúpe se resume, neste momento, a 1600 soldados cedidos pelo Uganda para proteger o aeroporto da capital, Mogadishiu.
Se há artistas mesmo muito bons a retratar África então Dan Eldon é certamente um deles. Para espreitar o trabalho deste camarada que morreu às mãos de rebeldes na Somália enquanto fazia foto-reportagem (aqui).
Ou Uma Leoa Chamada Elsa, o filme que a minha Mãe insistentemente me falou quando era mais novo e que tanto contribuiu para alimentar a minha paixão por África. Revi-o ontem à espera do avião. Relíquias que ainda é preciso ir a Londres para comprar.
Imagem de rosto do 'Mar me quer' cedida por Bernardo SC
Chapas
Inhaca - Namaacha, Moçambique 2001
Namaacha, 2001 (AVP) e (Ingrid)
Ilha de Moçambique (AVP) e Pemba, 2002 Moholoholo, África do Sul, 2005 (AVP)
Murchison Falls, Uganda, 2006
Murchison Falls, Uganda, 2006
Entebbe, Uganda, 2006
Eu, há muitos anos
Pemba 2002 Momemo 2003 (Moçambique) e Gambozinos 2005 (Ponte de Lima)