O Diário de Notícias recorda hoje a primeira notícia que dava conta do início da revolta dos Mau Mau em 1952 e que resultou na independência do país em 1963. No momento em que apenas África do Sul, Libéria, Líbia e Etiópia eram independentes em África a tribo Kikuyu (centro do Quénia) pode ser considerada como a precursora de um movimento de independência que varreu o continente e que culminou com a guerra colonial portuguesa. Visitei os primeiros esconderijos destes bravos há três meses (ver aqui).
Os White Masai estiveram lá e nem sinal de Mau Mau. Maricas!!! Mau Mau, Maria!!!
Fotografados em 1952, numa gruta Mau Mau a comer um Bom Bom
O enxorrilho de asneiras que o escritor anda aí a dizer sobre o pretenso deus da Bíblia é um triste espectáculo de um tonto à procura de atenção. O Deus cristão, o Deus que é Amor, não é aquilo que o pobre escritor diz como forma de promover o seu novo livro. Puro marketing. Eu também não acredito no deus do Saramago, seria um louco atrasado mental se acreditasse.
Já não sei quando vi o meu primeiro Leão. Se num circo. Se num zoo. Sei que não está certo deixar um animal destes viver enjaulado entre quatro paredes, drogado, manietado, a fazer piruetas ridículas. Há uns anos, em Sintra, vi um destes circos e não resisti a parar o carro e deter-me à frente dos bichos. Mal cabiam no cubículo. Tristes e sem juba. Vim a descobri-los na África do Sul, numa jaula maior, mas ainda sem juba. Recomposto do espanto da coincidência perguntei ao boer por que não tinha juba. "Foram castrados".
Concordo com a lei que proíbe a utilização de animais selvagens nos circos.
Tenham medo. Tenham muito medo. O novo papão do aquecimento global veio para ficar. Igual a tantos outros - incluindo a Gripe A, Gripe das Aves, Buraco do Ozono, Antrax - o medo é um agente de mudança preferido de quem quer manipular. Será que estou a dizer um pecado? Segundo os sacerdotes da nova religião - aquela da Mãe Natureza - estou. Mas, desculpem-me o descaramento, não tenho muito medo destes papões.
ps- Ao pensamento único de que a comunidade científica está unida nesta questão vale a pena ver este video que fala de 30.000 cientistas que puseram um processo a Al Gore (sumo pontífice???) contestando os seus mandamentos sobre aquecimento global.
Imagem de rosto do 'Mar me quer' cedida por Bernardo SC
Chapas
Inhaca - Namaacha, Moçambique 2001
Namaacha, 2001 (AVP) e (Ingrid)
Ilha de Moçambique (AVP) e Pemba, 2002 Moholoholo, África do Sul, 2005 (AVP)
Murchison Falls, Uganda, 2006
Murchison Falls, Uganda, 2006
Entebbe, Uganda, 2006
Eu, há muitos anos
Pemba 2002 Momemo 2003 (Moçambique) e Gambozinos 2005 (Ponte de Lima)