Portugal enviou ontem uma Força de Reacção Imediata que integra 55 militares portugueses composta por uma fragata da classe Vasco da Gama, uma corveta e uma aeronave P3-Orion. Esta força estará apenas em prevenção caso as coisas em Bissau se compliquem. O objectivo será proteger os cerca de 5 mil portugueses expatriados na Guiné.
O Rei de Espanha, foi caçado em mais uma escapadela pelos seus súbditos... desta vez no Botswana, não porque tenha matado um Rei da Selva (na foto um belo Cambaco) mas por se ter ferido no lombo, vulgo bacia. Agora, na Selva mediática o indigenato começa as acusações... por não ter dito que ia, por matar animais selvagens, etc... por que no se calan?
No Público de hoje: "À medida que a doença progride, as crises tornam-se mais convulsivas e violentas. Muitos pais, quando têm de ir trabalhar, vêem-se obrigados a amarrar os filhos doentes a um poste ou a uma árvore, porque se eles se afastassem de casa e sofressem uma crise, podiam perder-se no mato, morrer afogadas num rio próximo ou cair, sem darem por nada, dentro de uma fogueira". Ver mais aqui. E aqui uma reportagem da NTV Uganda sobre o assunto.
Passei pela lixeira de Maputo, algures na zona mais caótica da capital moçambicana, olhei pela janela da chapa e vi uma imagem apocalíptica: lixo a perder de vista, com fumos e vapores a saírem do chão e o perfil de um homem lá ao longe que catava o seu ganha pão. Infelizmente e depois de uma viagem de 10 horas nesse dia não consegui agarrar a máquina e registar o momento que me ficou na cabeça. E há fotografias que correm muito melhor quando ficam só cá dentro. Vem isto a propósito do trabalho (que promete) de um fotógrafo português, José Freire, num projecto - o Trash Land - aqui numa reportagem do jornal Sol. Muito bom.
Imagem de rosto do 'Mar me quer' cedida por Bernardo SC
Chapas
Inhaca - Namaacha, Moçambique 2001
Namaacha, 2001 (AVP) e (Ingrid)
Ilha de Moçambique (AVP) e Pemba, 2002 Moholoholo, África do Sul, 2005 (AVP)
Murchison Falls, Uganda, 2006
Murchison Falls, Uganda, 2006
Entebbe, Uganda, 2006
Eu, há muitos anos
Pemba 2002 Momemo 2003 (Moçambique) e Gambozinos 2005 (Ponte de Lima)