Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

quinta-feira, outubro 06, 2016

Acalmação



































Antes do mais. Claro que estou contente que um conterrâneo meu assuma um cargo como o de secretário-geral da ONU. E claro que não vou começar a prosa por equacionar se isto é bom ou mau para Portugal, da mesma maneira que não penso se terá sido bom ou mau para os ugandeses que Kofi Annan ou para os vietnamitas, que Ban Ki-moon, tenham ocupado o cargo. Nota: o primeiro é do Gana (não do Uganda), o segundo da Coreia do Sul (não do Vietnam). O facto de a grande maioria das pessoas não fazer ideia de onde eles são comprova que a bandeira não conta para o campeonato.

Primeiro. O mundo precisa, antes de mais, de calma. Muita calma. Nessa medida a Acalmação (não de aclamação pá) de António Guterres é, necessariamente, uma boa escolha. Melhor que as senhoras búlgaras, que vinham do olho do furacão (o Leste da Europa) de futuras (?) tempestades bélicas.

Segundo. A ONU é a casa da democracia e da diplomacia internacional, para os que não a conhecem. Um ninho de víboras e a função pública do mundo, para os que a conhecem e não gostam dela. O-que-se-arranja, para todos os outros. António Guterres não será a solução mas também não será uma fonte de problemas.

Terceiro. O SG da ONU é uma rainha de Inglaterra ou, se preferirem, um Procurador Geral da República que pinta pouco no concerto (real) das nações. Ainda assim é uma voz autorizada. Veremos se se vai fazer ouvir.

Quarto. Um Católico numa casa que é pouco amiga de tudo o que é cristão (UNICEF e planeamento familiar à cabeça) não deixa de ser um bom contra-ponto. Go Guterres go go go.

Quinto e último. Política e passado à parte, António Guterres é uma boa escolha para SG da ONU. Fez um caminho coerente para lá chegar e com os anos de Alto Comissário para os Refugiados fala a língua que interessa num tempo que precisa de soluções concretas nesse domínio.

Etiquetas:


    Por Afonso Vaz Pinto :: 11:24 :: 0 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------