Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

quarta-feira, dezembro 28, 2005



O Fiel Jardineiro: acho que posso arriscar que, para mim, é o filme do ano. Não por ter por pano de fundo África. Acho que não sou tão tendencioso. Mas julgo que aliado à excelente realização de Fernando Meirelles e interpretação de Rachel Weisz e Ralph Fiennes está o magnífico argumento, adaptado do romance com o mesmo nome de John Le Carré.
Não querendo contar o filme, “O Fiel Jardineiro” conta a história de um diplomata inglês que, de repente, se vê envolvido numa conspiração internacional que envolve o estranho mundo dos laboratórios farmacêuticos.
Mas o que mais me despertou foi o facto de o filme retratar África de forma verdadeira. Sem grande espaços, paisagens de planícies com acácias e animais selvagens. Fala da África que eu fui conhecendo ao longo dos últimos anos. Dos bairros de barracas com telhados de zinco que se juntam à volta das grandes cidades, das vidas miseráveis dos que lá vivem e, mais cortante, da indiferença que nós europeus temos em relação à verdadeira vida que corre nas veias daquele continente... os africanos.
Dá que pensar. Será que fui feito para perder a minha vida no trânsito, a correr de um lado para o outro como uma barata tonta, ávido de aproveitar aqueles dois diazitos do fim-de-semana e nos jantares comparar o meu carro e o meu ordenado com amigos e conhecidos? Continuar indiferente às belezas e misérias deste mundo? A resposta é: Não!

Etiquetas:


    Por Afonso Vaz Pinto :: 11:44 :: 8 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------