Mar me quer


       







                                                  

                                                                                                                                                              


                                                                     

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Goa



Um dos meus maiores desejos, em termos de viagens, é ir a todos os cantos do mundo onde a língua oficial é a portuguesa. E Goa é, sem dúvida, aquela que mais gostava de visitar. Também ainda só fui a Moçambique... falta-me muito para compôr a lista.
Mas Goa, assim como Damão e Diu, atrai-me talvez por ser aquela de que menos sabemos. É impressionante a forma desleixada como Portugal trata com os povos que falam a nossa língua.
Bloqueamos com os nossos problemazecos de meia leca e nem sequer nos apercebemos que se continuamos de costas voltadas para estes países talvez um dia tenhamos uma surpresa. E das amargas...

Aqui fica o mapa para quem, como eu, ainda tinha algumas dúvidas (pasmo!!!) quanto à localização de Goa, Damão e Diu.



Uma última nota: Goa começou por ser uma ilha, que depois mais tarde deu nome ao resto do território da ex-colónia. Tal como Moçambique - com a Ilha de Moçambique - cujo nome se fica a dever a um Sultão que chamado Musa Ben Biquí que, aquando da chegada das naus de Vasco da Gama, dominava a ilha. Existe ainda uma pequena ilhota mesmo à frente da Ilha de Moçambique onde Vasco da Gama tocou em solo moçambicano pela primeira vez e que se chama, precisamente, "ilha de goa" - o mundo dá muitas voltas...

Etiquetas:


    Por Afonso Vaz Pinto :: 01:51 :: 3 Comentários

    Comentar e ler comentários

    -------------------------------------